quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Implantação do SIM, em campos belos x Agricultura Camponesa e Programas da Merenda Escolar

Reunião com o Ministério Público em Campos Belos Goiás.

Promotor de Justiça: Dr. Paulo Brondi, a esquerda.

  Por: Euclides Eduardo Nunes Mandú

e-mail: euclides.e.mandu@hotmail.com






Programa de Aquisição de Alimentos para a Merenda Escolar em Campos Belos Goiás e Região


O encontro aconteceu ontem 07/08/2013, às 18h, no gabinete da Promotoria de Justiça de Campos Belos, estiveram presentes, alem do Promotor de Justiça, Dr. Paulo Brondi, Antonio Pascoal Filho-Agente da AGRODEFESA, nessa mesma cidade, Euclides E. N. Mandú, Especializando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural-Residencia Agrária pela UFG, Universidade Federal de Goiás. Morador  de Campos Belos, O Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal-Eurivaldo de Oliveira FrancoJosé Pereira S. Miranda, sócio-proprietário do Maior Supermercado da cidade, José Roney S. Souza-Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. 


A discussão se deu por parte das estratégias da Universidade Federal de Goiás-UFG, Através do Curso  de Agroecologia, Modulo 2013, mediado por Euclides Mandú-discente do referido Curso, tendo em pauta questões referentes ao PAA e PNAE, Lei Federal nº 11.947/2009, dos Programas de Aquisição de Alimentos para Merenda Escolar.


Outra questão em pauta e base da essência desse programa, a criação de um Serviço de Inspeção Municipal com base na Lei Federal nº 9.712/1998, Decreto nº 5.741/2006 e Decreto nº 7.216/2010, que trata sobre o Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária, SUASA.


Questões que tratam sobre o Lixo e Aterros Sanitários, Lei 12.305/2010, discutidas as possibilidades de um abatedouro de animais, bem como sobre o lixo nas ruas e no lixão de Campos Belos, fomentar um Cadastro de Agricultores da Agricultura Familiar Junto a EMATER, a qual será mediadora esse cadastro entre produtores e cooperativas envolvendo prefeitura e órgãos Competentes no assunto para promover a sustentabilidade no Campesinato e possibilitar que os programas em questão sejam atendidos.


Essas ações serão divulgadas dos próximos dias em Veículos Públicos de propagação da informação, "Radios" e impressos com o apoio da prefeitura e do senhor José Miranda, empresário e um ator social que empreendeu no maior supermercado em Campos Belos.